O Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização de Nampula está a persuadir jovens de 18 a 35 anos de idade a recensearem-se para o Serviço Militar, cujo processo iniciou a 03 de Janeiro corrente e com fim previsto para Fevereiro próximo.
O delegado do Centro de Recrutamento e Mobilização de Nampula, Carlos Lâmina, disse que a campanha envolve os conselhos cristão e islâmico. Estes ajudam, nas respectivas igrejas e mesquitas, a disseminar as mensagens de sensibilização e veiculam a importância de os jovens afluírem aos mais de 150 postos de recenseamento instalados para o efeito.A partir da próxima segunda-feira (21), aquele centro espera criar postos móveis de recenseamento em todas as escolas secundárias da cidade de Nampula e nos centros de formação de professores por serem parte dos lugares que concentram maior número de jovens na faixa etária requerida.
Em termos numéricos, a fonte disse que até a última terça-feira (15) estavam inscritos 2.659 jovens, dos quais 1.998 do sexo masculino e 661 feminino. Estes dados foram recolhidos nos postos de recenseamento dos distritos de Ribáuè (108), Angoche (123) e na capital provincial (1.620).