Anthony Oyom Peter, do Uganda, e Eva Chemwgorem, do Quénia, venceram, na passada quinta-feira (22), em Dar es Salaam na Tanzânia, a segunda edição do prémio “Estrela DStv Eutelsat” promovido pela MultiChoice e a Eutelsat Communications.
Anthony Oyom Peter, primeiro lugar pela sua redacção intitulada “A watchful eye from above the heavens” (Um olhar atento do alto dos céus) e Eva Chemwgorem, pelo seu cartaz sobre “Africa united through satellites” (A África unida através de satélites), fizeram com que a região Oriental de África saísse a grande vencedora.
O painel final do júri examinou trabalhos de 10 finalistas, entre as mais de 1.100 inscrições de todo o continente, e disse que foram de alto nível.
De acordo com um comunicado enviado ao @Verdade, este é o segundo ano em que um estudante do Uganda fica em primeiro lugar nos prémios Estrela DStv Eutelsat, sendo a vencedora do ano passado, Mary Musimire. “O prémio do Anthony foi uma viagem com um dos seus pais à Eutelsat em França para assistirem ao lançamento ao vivo de um foguetão. Eva também vai visitar a sede da Eutelsat em Paris para obter uma maior compreensão sobre a tecnologia de satélite”.
Os vencedores dos prémios de mérito para os segundos classificados, nas categorias de Melhor Redacção e Melhor Cartaz, foram Charles Finch, da Suazilândia, e Tony Tumnslime, do Uganda. Ambos irão visitar as instalações de radiodifusão da MultiChoice em Joanesburgo, África do Sul.
Na ocasião, o ministro adjunto de Comunicações, Ciências e Tecnologia, January Makamba, como anfitrião da cerimónia, incentivou os patrocinadores fundadores pelos seus esforços para fornecer soluções sustentáveis para alguns dos desafios sociais de África, e desafiou o sector privado a colaborar com o governo de modo a desempenhar um papel significativo na sustentabilidade das comunidades e fomentar a educação na nos jovens.
Nico Meyer, presidente executivo da MultiChoice, acrescentou que face aos desafios da África de actualmente, é impossível para uma organização efectuar a mudança sem o apoio da comunidade.
“As parcerias são fundamentais na distribuição do encargo de desenvolvimento, e da identificação e a partilha das responsabilidades. As parcerias também são fundamentais para o núcleo do nosso negócio na MultiChoice. Nós dependemos de laços fortes com os governos, fornecedores de serviços, assinantes e accionistas para o crescimento e sucesso contínuos”.
