Várias unidades industriais moçambicanas de produção de óleo alimentar e sabão estão a desistir de comprar coco aos camponeses da província central da Zambézia devido ao agravamento do amarelecimento letal de coqueiros que fustiga aquela região, segundo o Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI).
Também as poucas fábricas de óleo alimentar e sabão que ainda resistem “já estão a converter o seu equipamento para passar a produzir óleo e sabão a partir de soja, girassol e amendoim”, segundo Nelson dos Santos, delegado do CEPAGRI na Zambézia.
Segundo o Correio da manhã, aquele dirigente indicou também que a doença está a desanimar os produtores de coco do sector familiar e a agravar a insegurança alimentar, “porque a produção de coco que agora está a ser abandonada é uma das principais fontes de subsistência das populações da Zambézia”.
Millennium Challenge Account
Entretanto, e segundo ainda Nelson dos Santos, o governo local está a trabalhar com o programa Millennium Challenge Account (MCA), financiado pelos Estados Unidos da América (EUA), com vista à procura de “soluções sustentáveis” para o combate do amarelecimento letal de coqueiros na Zambézia.
O abate e a reposição de coqueiros nas áreas afectadas pela praga, bem como a promoção do cultivo de culturas alternativas para assegurar a sobrevivência das populações da Zambézia constam das acções já em curso para minimizar o impacto negativo da doença, de acordo ainda com dos Santos, realçando que a província “já está a deixar de albergar um dos maiores palmares de coqueiros do mundo” .
Nelson dos Santos falava ao Cm à margem de um encontro de reflexão sobre biocombustíveis e perspectivas do seu desenvolvimento no país.
O evento juntou quadros dos sectores da Agricultura, Energia, Ciência e Tecnologia e da Coordenação da Acção Ambiental para harmonização de estratégias visando um maior aproveitamento de biocombustíveis no país por investidores nacionais e estrangeiros interessados em fazer face à constante instabilidade de preços de combustíveis fósseis no mercado internacional.

