O fogo alastrou-se por uma fábrica de roupas nos arredores da capital de Bangladesh, matando mais de 100 pessoas, informou o Corpo de Bombeiros no domingo, no pior incêndio já registrado em uma fábrica do país.
As condições de trabalho nas fábricas em Bangladesh são notoriamente péssimas, com pouco cuidado na aplicação das leis de segurança, e a superlotação e portas antichamas trancadas são comuns.
A causa do incêndio não foi imediatamente determinada. O incêndio na fábrica de nove andares Trazeen Fashion, em Ashulia, cinturão industrial de Dhaka, começou no primeiro andar na noite de sábado, e espalhou-se prendendo centenas de trabalhadores.
“Até agora o número de mortos confirmados é de 109, incluindo as nove pessoas que morreram ao pular do prédio,” disse à Reuters, Mizanur Rahman, diretor adjunto da brigada de incêndio.
Testemunhas disseram que os trabalhadores, a maioria mulheres, correu em busca de segurança, enquanto o fogo tomava conta do prédio, mas eles não conseguiram passar pelas saídas estreitas. “Muitas pessoas saltaram pelas janelas e ficaram feridas ou morreram na hora,” disse Milon, morador da área.