Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo interdita exploração de ouro no distrito de Gondola

As autoridades governamentais em Manica decidiram interditar a exploração do ouro na região de Muda-Serração, no distrito de Gondola, onde, semana passada, morreram quatro garimpeiros em actividade, por afogamento.

A posição surge pelo facto de não se saber ainda se a zona está livre ou ocupada por uma entidade legal.

“Os garimpeiros pararam com o trabalho, por ordem do Governo, numa medida que visa apurar se a zona encontra-se ocupada por uma entidade legal”, disse Óscar Bato, substituto do director provincial dos Recursos Minerais e Energia de Manica.

A fonte avançou que o garimpo em Gondola decorria de forma clandestina, sustentando que as autoridades governamentais, tanto locais como da província, não tinham conhecimento de uma mina de ouro em plena exploração.

Uma exploração que fosse do concentimento das autoridades governamentais iria permitir acções de fiscalização, visando a observância das regras que norteiam o desenvolvimento da actividade, evitando situações de morte e insustentabilidade.

Domingo findo, outros oito garimpeiros morreram no interior de uma mina no distrito de Macossa, norte da província.

A falta da aplicação de técnicas apropriadas para mineração constituem principais causas destes acidentes que se saldaram em perda de vidas humanas. Em Macossa, o garimpo está a ser praticado numa coutada, ou seja, numa área de protecção florestal e faunística.

As entidades dos Recursos Minerais na província defendem que medidas relativas à interdição da actividade naquela zona carecem da decisão central, do Ministério dos Recursos Minerais.

Os garimpeiros que se encontram em Macossa trabalham numa situação de ilegalidade. A legalização dos mesmos, de acordo com a fonte, não se justifica por ocuparem uma zona proibida e protegida.

Em Gondola, onde a mina acaba de ser descoberta, a interdição acontece de forma imediata, depois da morte de quatro praticantes da actividade.

No distrito de Manica, que se apresenta com menos casos de género, segundo informações, há números relativamente maiores de associções de garimpeiros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts