Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rebeldes capturam base militar no leste da Síria

Os rebeldes sírios capturaram uma base de artilharia do Exército na província produtora de petróleo no leste do país Deir al-Zor, esta Quinta-feira (22), enfraquecendo o controle do presidente Bashar al-Assad na estratégica região que faz fronteira com o Iraque, informaram várias fontes da oposição.

“A base militar de Mayadeen caiu às 8h30”, disse o membro do Conselho Revolucionário Militar da província, Abu Laila, à Reuters.

Ele disse que 44 combatentes rebeldes foram mortos durante o cerco à base. “Todo o interior, desde a fronteira iraquiana, e ao longo do Eufrates, até a cidade de Deir al-Zor, está sob controle dos rebeldes.”

A captura da base segue a de um aeroporto militar a 80 quilómetros a sudeste da fronteira iraquiana, semana passada. Os rebeldes invadiram diversas bases no norte e no centro do país, indicando uma crescente força militar, de acordo com as fontes da oposição e diplomatas.

Porém, nenhuma grande cidade está nas mãos da oposição e o poder aéreo de Assad garante que o domínio dos rebeldes em muitas partes do país continue ténue.

As tentativas de unificar o comando rebelde tiveram pouco progresso. O líder tribal da província, Sheikh Nawaf al-Bashir, disse que a queda de Mayadeen deixa Assad com três grandes bases militares restantes sob seu controle na região.

A estrada principal para o Iraque, desde a periferia da cidade até a travessia da fronteira em Albu Kamal, está agora sob domínio dos rebeldes, disse.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts