A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula diz que está preocupada com a indisciplina dos automobilistas na via pública, facto que se reflecte no recrudescimento dos acidentes de viação. Porém, não se rerefe a números concretos nem a um limite temporal para que se possa medir o fenómeno.
Inácio Dina, porta-voz da PRM nesta parcela do país, apela aos automobilistas e peões a respeitarem e acatarem as mensagens de sensibilização porque elas visam garantir a ordem, segurança e tranquilidade públicas.Dina receia que a quadra festiva seja sangrenta. Por isso, a sensibilização deve ser intensificada para reduzir o número de automobilistas que vão ao volante sob efeito do álcool, conduzem à alta velocidade, superlotam as viaturas, principalmente os operadores do transporte público de passageiros. “Nisto temos vindo a registar negligência”.
Esta situação, segundo o agente da Lei e Ordem, mostra que as penalizações impostas através de multas aos infractores do Código da Estrada, a interdição na condução, as detenções devido a várias irregularidades, não são suficientes para estancar a indisciplina que continua a ceifar vidas humanas nas estradas.