De Janeiro a Outubro deste ano, pelo menos 17 pessoas perderam a vida por afogamento e naufrágio na província de Sofala, contra quatro do igual período do ano passado, de acordo com os dados fornecidos pela Administração Marítima de Sofala, instituição do Estado que tem, entre outras, atribuições de efectuar vistoria, inspecção de embarcações e meio ambiente marítimo.
Uma fonte daquela instituição disse que alguns banhistas morreram por terem nadado embriagados, sobretudo na praia do Estoril.
Quanto aos naufrágios, os sinistros ficaram-se a dever ao excesso de passageiros e de carga nas embarcações artesanais nos locais de travessia.
No que diz respeito aos desaparecidos após afogamento ou naufrágio, no período em análise, a Administração Marítima de Sofala registou nove casos contra dois em 2011.
O administrador Marítimo de Sofala, António Vilanculos, disse que estes dados foram recolhidos em zonas acessíveis.
Vilanculos referiu que os afogamentos ocorrem com frequência nas praias de Estoril e no desaguadouro nas Palmeiras, locais preferidos pelos banhistas, enquanto os naufrágios acontecem com regularidade na Praia Nova, na Beira, local de travessia das embarcações de pesca artesanal para os distritos de Búzi e Machanga.
“Temos vindo a levar a cabo campanhas de sensibilização dos operadores marítimos e a população, de forma a evitar que tomem banho em estado de embriaguez e também proibir o excesso de carga nas embarcações artesanais” – referiu Vilanculos.
Precisou que nesta actividade de sensibilização, a Administração Marítima de Sofala conta com a colaboração da Força Policial Marítima Lacustre e órgãos locais de comunicação social.
Entretanto, o mais recente caso de afogamento ocorreu no mês de Setembro, quando foram encontrados no mesmo dia, dois corpos sem vida a flutuar na Praia do Estoril.
Enquanto o caso mais actual de naufrágio, também registado em Setembro, envolveu uma embarcação do tipo “Chata” construída de madeira. No incidente, duas pessoas perderam a vida, duas são dadas como desaparecidas e seis contraíram ferimentos.