O Benfica precisava da vitória na penúltima jornada da fase de grupos para manter vivo o sonho da classificação às oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA e cumpriu a sua missão nesta terça-feira. Jogando no Estádio da Luz, os encarnados derrotaram o Celtic por 2 a 1 e assumiram a segunda colocação no Grupo G, partindo para a decisão na última jornada, diante do Barcelona.
Como só a vitória interessava ao Benfica, os donos da casa partiram para o ataque desde o apito inicial e logo aos sete minutos abriram o placar depois que Ola John finalizou a boa jogada de Eduardo Salvio pela direita para a baliza.
Os encarnados dominavam completamente o confronto quando, aos 32 minutos, na primeira oportunidade que criou, o Celtic chegou ao empate: Charlie Mulgrew cobrou um pontapé de canto pela esquerda e Giorgos Samaras, livre, cabeceou para as redes.
O alívio na Luz só chegou aos 25 da segunda etapa, quando a superioridade dos anfitriões se transformou no golo da vitória. Garay ficou com a sobra depois da cabeçada de Luisão e venceu o guarda-redes Forster, decretando o triunfo por 2 a 1 que levou os portugueses aos mesmos 7 pontos do Celtic, mas à frente no desempate.
O já classificado Barcelona lidera a tabela com 12 pontos e será o último obstáculo dos encarnados na busca pela vaga.
Barça vence com mais dois de Messi
Os catalães, já classificados, deram mais um passeio nesta terça e bateram o Spartak de Moscou por 3 a 0 fora de casa, chegando a 12 pontos na liderança do grupo. Lionel Messi, por sua vez, chegou a cinco golos nesta edição após balançar as redes duas vezes e tornou-se o segundo maior artilheiro da história do torneio com 56 – empatado com o holandês Ruud van Nistelrooy. A diferença é que, com os 25 anos que Messi tem hoje, Van Nistelrooy tinha apenas 12. O líder histórico é o espanhol Raúl González, com 71.
A vitória dos catalães foi construída no primeiro tempo e começou com gol brasileiro: após uma confusão na área, Messi ajeitou para Daniel Alves, na entrada da área, acertar um belo chute cruzado de bate-pronto, aos 16 minutos. Pouco depois, aos 27, Messi foi a vez de Messi aproveitar um ressalto na perna direita para fazer 2 a 0. E, antes do intervalo, aos 39, o argentino recebeu passe de Sergio Busquets na frente da baliza driblou o guarda-redes Andriy Dykan e marcou seu 80º golo na temporada: acabou com qualquer esperança dos russos, eliminados com apenas três pontos.
Braga despediu-se com derrota
A derrota por 3 a 1 para o Cluj custou ao SC Braga não apenas a chance de progredir no torneio, mas também a sua participação nas competições continentais da próxima temporada: em último lugar no Grupo H com apenas três pontos conquistados, a equipe não têm mais chances de atingir sequer a terceira colocação e conquistar uma vaga da Liga Europa. O atacante Rui Pedro foi o responsável pela vitória dos romenos ao anotar os três golos do confronto, enquanto Alan reduziu para os portugueses.
Confira os resultados da jornada desta terça-feira:
Grupo E
Nordsjaelland 2 x 5 Shakhtar Donetsk
Juventus 3 x 0 Chelsea
Grupo F
Valencia 1 x 1 Bayern
BATE Borisov 0 x 2 Lille
Grupo G
Spartak Moscou 0 x 3 Barcelona
Benfica 2 x 1 Celtic
Grupo H
Galatasaray 1 x 0 Manchester United
Cluj 3 x 1 Braga