A Escola Portuguesa de Moçambique (EPM-CELP) completa 13 anos existência no país. Para assinalar a data, vai realizar várias actividades. Na próxima quinta-feira (22) vai acolher uma exposição de pintura, cerâmica e desenho dos artistas plásticos moçambicanos Pekiwa, Lourenço Pinto e Titos Pelembe. No mesmo dia será inaugurada uma Feira do Livro 2012.
O Movimento Literário Kuphaluxa associar-se-á ao aniversário da EPM-CELP e à Feira do Livro através da apresentação, em suporte multimédia, da última entrevista concedida, em vida, por José Craveirinha, o patrono da biblioteca daquela escola, que na próxima sexta-feira (30), completará 10 anos com o nome do malogrado poeta.
As festividades da EPM-CELP prosseguirão até sábado, dia da festa ao ar livre que acolherá o tradicional Magusto de São Martinho, marcado pelas castanhas assadas “quentes e boas”, os espetáculos de música e dança interpretados por alunos de todos os anos de escolaridade e, ainda, atividades desportivas.
Enquanto isso, na mesma sexta-feira, mais de 140 alunos, de todos os níveis de ensino, serão distinguidos pelo seu desempenho escolar referente ao ano letivo 2011/2012.
No mesmo dia, será lançado o livro “A Viagem”, o quinto volume da Coleção “Contos e Histórias de Moçambique” da EPM-CELP, da autoria de Tatiana Pinto, antiga aluna daquela estabelecimento de ensino, e ilustrado por Tomás Muchanga e Luís Cardoso.