Ventos fortes e chuvas acompanhadas de granizo sacudiram, na noite do último Domingo (18), o distrito de Milange, província da Zambézia. Como resultado deste vendaval, uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas depois de terem sido encontradas em contra-pé.
Segundo o Diário da Zambézia, 229 infra-estruturas de material precário foram destruídas pela acção destes ventos e chuvas acompanhadas de granizo. De entre elas, encontram-se, igrejas, escolas, mercados e habitações.
INGC a caminho
Entretanto, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) diz já ter mobilizado meios humanos e materiais para dar os primeiros socorros a famílias que precisam de abrigo.
Milton Barbosa, chefe do Departamento Técnico no INGC na Zambézia disse, esta Terça-feira, numa entrevista telefónica ao DZ que aquela instituição já mandou os técnicos ao terreno para averiguarem o nível de destruição destas infra-estruturas e o nível de necessidades.
De acordo com Barbosa, as chuvas e ventos fortes que assolaram o distrito de Milange foram imprevisíveis, dai que não havia como precaver-se do fenómeno.
Sobre os apoios que o INGC levou, esta Terça-feira, a Milange, a fonte garantiu que serão mais de trezentas lonas, comida e outro material de higiene para resolver os problemas básicos das famílias afectadas.
A fonte diz que, neste momento, o número que consta nas suas contabilidades pode vir a aumentar depois do trabalho que os técnicos do INGC forem a fazer no terreno, dai que mais apoios poderão ser necessários.
Lembre-se que Milange é um distrito fronteiriço e há anos atrás viu o seu grande monte, o Tumbine a aluir e muitos moçambicanos perderam a vida e os seus bens.
Uma resposta
Na manhã desta quarta feira quase 6hrs e 28min.sentimos um tremor de terra no Distrito de Milange na província da Zambezia.