A cidade sul-africana de Johannesburg foi o centro da música africana, no passado Sábado (17), com a realização da 9ª edição anual dos Prémios para Videoclips do canal de música Channel O, numa noite onde a estrela que mais brilhou foi o artista nigeriano D’Banj que arrebatou o mais ambicionado dos 14 troféus: o Prémio do melhor Vídeoclip do Ano com o tema “Oliver Twist”.
O Videoclip – o primeiro que é fruto da parceria entre o artista nigeriano e a discográfica Kanye West’s G.O.O.D. – também arrebatou ainda o Prémio de Melhor entre os artistas dos sexo masculino.
A inebriante artista sul-africana, Zahara, conquistou o Prémio de Melhor Videoclip feminino com o single “Loliwe”, numa noite em que o Walter Sisulu Square em Kliptown, no Soweto, foi transfromada na arena das jovens estrelas da música africana
Outro artista nigeriano ficou com mais um dos ambicionados troféus, o Prémio de Videoclip Revelação foi para Davido com o hit “Dami Duro”. Entretanto o seu compatriota, P Square, provou continuar a ser um dos preferidos do Channel O Music vencendo pela terceira vez o Prémio de Melhor Videoclip para Dueto com o tema “Chop My Money” juntamente com Akon and May D.
O inovador DJ sul africano Cleo arrebatou o Prémio do Melhor Videoclip para Dança com o hit das redes sociais “Facebook”.
A colaboração trans-fronteiriça do zimbabweano Buffalo Souljah com o angolano Cabo Snoop ficou com o Prémio de Melhor Video de Ragga e Dança de Sala com o tema “Styra Inonyengesa” enquanto outra nova estrela nigeriana, Brymo, levou para casa o Prémio de Melhor Videoclip Afro Pop com o tema “Ara”.
Outra parceria trans-fronteiriça, desta vez entre o namibiano EES e o sul-africano Mandoza arrebatou o Prémio de Melhor Videoclip de Kwaito com o hit “Ayoba” enquanto outros nigerianos, Flavour e Tiwa Savage, levaram o Prémio de Melhor Videoclip R&B com a música “Oyi”.
O Prémio de Videoclip Hip Hop ficou o talentoso Ice Prince, da Nigéria, com o éxito “Superstar”.
Nas categorias regionais os sul-africanos Cashtime Fam’s, com o tema “Shut It Down (Stundee)” ficaram com o Prémiode Melhor Videoclip do sul do nosso continente enquanto o duo ganense e nigeriano, D-Black e Mo Cheddah’s, com o tema “Falling” arrebataram o Prémio de Melhor Videoclip do Oeste africano. os tanzanianos AY e Sauti Sol’s, ganharam o Prémio de Melhor Videoclip do Leste de África com o tema “I Don’t Want to Be Alone”.
A noite terminou com um reconhecimento Especial ao músico veterano sul-africano Oskido, pela sua carreira brilhante e talentosa carreira.
Moçambique esteve representado na disputa destes Prémios pela cantora Lizha James, que em parceria com a angolana Pérola, concorreram em quatro categorias com o tema “Leva Boy”.