No bairro de Muatala, arredores da cidade de Nampula, há um matadouro que está a exalar um cheiro nauseabundo, deveras incomodativo para os moradores, vendedores e utentes do Mercado 25 de Junho, localizado no mesmo bairro.
A situação é deveras preocupante na medida em que os excrementos do gado, principalmente bovino e suíno, ali abatido, não são devidamente cuidados, o que se traduz na limpeza deficitária que o lugar ostenta. Há falta de água canalizada. O matadouro desde que foi construído, em 1950, pelo colono português, ainda não beneficiou de nenhuma obra reabilitação. A degradação é progressiva, mas as autoridades de Nampula, sobretudo a edilidade a quem compete a sua gestão, não se mexem no sentido de contrariá-la.
Enquanto isso, os residentes do bairro de Muatala, os vendedores e os utentes do Mercado 25 de Junho receiam que o cheiro nauseabundo que está a rebentar pelas costuras lhes possa causar doenças.
No princípio deste ano, prestes a findar, o edil de Nampula, Castro Namuaca, disse que o matadouro seria transferido para o bairro de Namicopo, o que até este momento não passa de falsas promessas tendo em contra o prazo que anteriormente previsto.
Armindo Avante, vendedor de peles e carne de vaca nas imediações do matadouro, disse que o que mais lhe preocupa é a abundancia de moscas, ratos, mosquitos e alguns insectos que surgem por causa da falta de higiene no local. E se algo não for feito o bairro de Muatala pode ter surto de algumas doenças.
Teresa Assane, cuja residência dista a 15 metros do mesmo matadouro, manifestou o seu desagrado nos seguintes termos: “estou sempre a tossir. Já mediquei mas não passa. Às vezes, respiro mal”.