O piloto britânico Lewis Hamilton, da McLaren, venceu o Grande Prémio dos Estados Unidos, penúltima prova da temporada da Fórmula 1, neste domingo (18) em Austin, superando o alemão Sebastian Vettel (Red Bull, 2º) e o espanhol Fernando Alonso (Ferrari, 3º).
Como nos clássicos filmes de faroeste, Lewis Hamilton enfrentou o forasteiro e invadiu o saloon preparado para uma possível festa do tri do alemão. Ultrapassou Vettel a 14 voltas do fim, tirando a vitória de quem havia dominado todos os treinos do fim de semana, e triunfando na 19ª etapa da temporada 2012 da Fórmula 1.
Em segundo, o piloto da RBR só ergueria a taça se o seu rival na luta pelo campeonato, Fernando Alonso, fosse oitavo. E naquela altura da prova, nem a vitória serviria mais para Vettel ser campeão no Circuito das Américas: após ser rápido no gatilho na largada e pular de sétimo para quarto, o espanhol da Ferrari ainda cruzou a linha de chegada em terceiro, adiando a disputa do título para a última corrida do ano, o GP do Brasil, dia 25 de novembro, em Interlagos.
Entretanto a Red Bull garantiu na corrida de ontem o título Mundial dos construtores, é o terceiro consecutivo da equipa.