Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina se há algum erro se as tuas feridas passam logo enquanto és seropositivo

Oi Tina, dizem que feridas de pessoas seropositivas saram com dificuldade. Há seis meses fiz o teste e deu positivo. Tenho tido alguns cortes devido ao meu trabalho mas eles saram rapidinho. Terá ocorrido algum erro?

 

 

Olá minha/meu querida/o. Uma explicação rápida: o HIV é um vírus de imunodeficiência humano. Como diz a palavra, a imunodeficiência quer dizer deficiência do sistema imunológico de lutar contra os organismos “malfeitores” que entram no nosso corpo.

Quando se faz o teste para se saber se é HIV positivo ou negativo, se sair positivo é MUITO IMPORTANTE fazer um teste de contagem das células de defesa, as chamadas CD4. Porquê? Porque só sabendo do número de células CD4 vivas é que podes saber: a) porque as tuas feridas “saram rapidinho”, b) quando deves iniciar o teu tratamento anti-retroviral.

Estás a ver!? Se o teu organismo tem mais de 400 células saudáveis é provável que tu ainda consigas combater as doenças ou qualquer outra anomalia de saúde que possa acontecer, como as feridas. Então, não podes julgar o teu estado serológico através das tuas feridas, porque também existem pessoas que têm feridas que não saram mas NÃO são seropositivas.

Conselho: vai abrir o teu processo na unidade sanitária mais próxima para a colheita e contagem do CD4 e eles dar-te-ão mais informação sobre o processo de seguimento. E acima de tudo, não te esqueças de usar SEMPRE o preservativo nas tuas relações sexuais para não infectar outros com o vírus.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *