Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exército queniano prepara desdobramento para lutar contra o banditismo armado

O Exército queniano prepara-se para o seu desdobramento na região de Samburu (norte) com vista a lutar contra o banditismo armado, anunciou um porta-voz militar.

O responsável da informação das Forças de Defesa do Quénia (KDF), o coronel Cyrus Oguna, indicou que o Exército recebeu a ordem de se desdobrar e que ele prepara-se para estar no terreno em alguns dias.

“Estamos preocupados pelo número elevado de vítimas e pelo desrespeito sem vergonha das leis deste país porque a Polícia representa a lei”, observou o coronel Oguna.

O Conselho Nacional de Segurança queniano, reunido alguns dias após o massacre de 42 agentes da Polícia a 10 de Novembro, autorizou o desdobramento do Exército em Samburu, a cerca de 340 quilómetros de Nairobi, a capital, para ajudar a desarmar os ladrões de gado locais.

A preocupação domina a sociedade queniana após o assassinato de 42 polícias, membros dum contingente de 107 oficiais, durante uma operação de detenção de bandidos que roubaram 400 cabeças de gado duma aldeia no Vale de Suguta, na província do Vale do Rift.

O Presidente queniano, Mwai Kibaki, recusou-se a discutir os pormenores da operação, mas convocou uma reunião do principal órgão encarregado da segurança do país para discutir uma estratégia de resposta.

Além disso, vozes levantaram-se para contestar o desdobramento do Exército em Samburu.

O presidente da Comissão Parlamentar para a Defesa, Aden Keynan, considerou que a lei não permite este desdobramento e que tal operação deve depender unicamente da Polícia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts