Um cidadão, por sinal recluso, que aparenta ter 42 anos de idade encontra-se, desde a manhã desta quinta-feira (15), internado no Hospital Central de Nampula, para onde foi transferido por estar a sentir-se mal.
Trata-se de Jackson Assane que cumpre uma pena de 10 meses na Cadeia Provincial de Nampula. Disse ao @Verdade que já cumpriu nove meses. Os guardas prisionais impedem-no de se movimentar e de se alimentar, pelo que não percebe o porquê de tanta barbaridade.“Quando saímos das celas da Cadeia Provincial de Nampula os guardas prisionais foram instruídos para me controlarem e me ajudarem no que for preciso, mas chegados aqui algemaram-me e abandonam-me. Às vezes quero fazer necessidades biológicas mas não tenho como porque estou algemando”, disse.
Minutos depois da conversa que o @Verdade tinha com Jackson Assane, apareceu uma funcionária do hospital, cuja função é distribuir comida aos doentes carenciados e sem familiares por perto.
O nosso entrevistado para se alimentar teve que pedir que lhe levassem comida à boca. Enquanto isso, os guardas prisionais encarregues de controlar Assane encontram-se sentados no jardim do mesmo hospital e a ouvir música a partir de um celular.