Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Árbitros e fanatismo por detrás dos tumultos em Nampula

Árbitros e fanatismo por detrás dos tumultos em Nampula

Alguns desportistas da província de Nampula consideram que as agressões físicas e escaramuças que são protagonizadas nos recintos desportivos a nível desta região estão relacionadas com a má actuação dos árbitros e o fanatismo dos adeptos e seguidores dos clubes. Tudo gira em torno da corrupção que infelizmente graça o futebol moçambicano no seu todo.

Artur Gany, desportista e amante do desporto, disse ao @Verdade que as confusões nos recintos desportivos viraram uma moda e derivam da prestação atrofiada dos árbitros, embora conheçam as regras do jogo. Gany é de opinião que “eles recebem favores de alguns clubes para apitar a seu favor no sentido de forçar resultados positivos”.

Já Isildo Inlapucha Caetano, estudante do curso de Educação Física e Desporto na Universidade Pedagógica, delegação de Nampula, começou por dizer que os grupos que praticam as atrocidades são compostos por pessoas que têm um sentimento amoroso ou de fanatismo por um clube.

“As confusões são protagonizadas devido aos ânimos exagerados” disse Isildo para se referir igualmente que os adeptos que protagonizam estes actos estão desprovidos de espírito e comportamento desportivos. Isildo referiu- -se também ao consumo de bebidas alcoólicas, factor que nutre de coragem os adeptos na hora de praticarem tais actos.

O presidente e treinador do Benfica de Nampula, Abdul Anane disse que muitos treinadores como Artur Semedo e Arnaldo Salvado já tentaram queixar-se, sem sucesso, de casos de corrupção por parte dos árbitros moçambicanos. A estes casos nenhum responsável da Comissão Nacional de Arbitragem prosseguiu com a investigação para apurar a veracidade dos factos, o que leva os adeptos a recorrem à justiça pelas próprias mãos.

Polícia em Nampula deplora escaramuças nos estádios

Por seu turno, a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula considera deplorável a situação que nos últimos momentos tem caracterizado o ambiente social nos estádios desportivos deste ponto do país.

Referindo às escaramuças registadas no passado fim-de-semana, no campo 25 de Junho, Inácio Dina, porta-voz provincial da polícia, disse ao @Verdade que “infelizmente tivemos o caso de um indivíduo que saiu ferido, mas a situação voltou à normalidade”.

Em relação a Monapo, também no fim-de-semana passado, no fim do jogo entre o Desportivo de Nacala e Sporting de Monapo, registaram-se escaramuças que se saldaram num ferimento e um dano material ligeiro sobre a viatura da polícia, segundo Dina, que avançou que houve ainda necessidade de se disparar para dispersar a fúria popular, pois o jogo terminou com a derrota do Sporting local.

A fonte desencorajou este tipo de práticas que não dignificam a postura dos cidadãos e avançou, também, que se encontra detida uma pessoa suspeita de envolvimento directo nestas escaramuças onde um objecto atirado acabou por atingir a cabeça de um jogador do Desportivo de Nacala. Redacção

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts