Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sector de Minas injecta acima de 5% do PIB

A contribuição do sector de Minas, em Moçambique, situa-se acima de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), contra apenas 1% que aquele ramo produtivo registava há cerca de 10 anos, segundo fonte competente do Ministério dos Recursos Minerais (MIREM).

Este crescimento deve-se ao nível cada vez mais crescente do investimento em curso feito por operadores nacionais e internacionais, segundo Luís Costa Júnior, director do Museu Nacional de Geologia, falando, esta Quarta-feira (14), durante uma conferência de imprensa que serviu para o lançamento oficial da primeira conferência de Geologia em Moçambique, marcada para os dias 21 e 23 de Novembro de 2012, em Maputo.

O evento deverá contar com a participação de cerca de 250 especialistas nacionais e estrangeiros da área de mineração e durante o mesmo deverão ser apresentadas cerca de 30 comunicações científicas sobre temas como recursos minerais e hídricos, bacias sedimentares e hidrocarbonetos, mudanças climáticas, património geológico e geoconservação e carvão mineral em Moçambique.

Frisa-se, entretanto, que o sector mineiro emprega cerca de 20 mil assalariados moçambicanos e ao longo dos próximos 15 anos deverão ser formados outros cerca de quatro mil novos especialistas para trabalharem naquele ramo produtivo, segundo Fátima Momade, assessora da ministra dos Recursos Minerais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts