Taylor Swift e Justin Bieber compartilharam os holofotes em Frankfurt no MTV Europe Music Awards (EMA), no domingo, cada um levando três prémios numa das maiores noites do calendário pop fora dos EUA.
A cantora country norte-americana Swift, que deixou a premiação da Country Music Association de mãos vazias há menos de uma semana, levou os troféus nas categorias de melhor artista feminino, melhor apresentação ao vivo e melhor visual.
“Drei? Drei? Não acredito que vocês me deram três prémios”, disse Taylor, que foi indicada em cinco categorias, para uma animada multidão de 7.000 pessoas, tentando falar o seu melhor alemão.
O galã adolescente Justin Bieber igualou-se a Taylor Swift, levando o troféu nas categorias de melhor artista masculino pelo segundo ano consecutivo, e também melhor artista pop e melhor apresentação ao vivo internacional.
Uma das apresentações mais populares da noite foi a de Psy, que virou sensação com a dança que bateu recordes “Gangnam Style”, e que venceu na categoria melhor vídeo.
“Isto é lindo. É minha primeira vez a participar, apresentar, ser indicado, como um artista asiático e coreano, então eu não sei o que dizer”, disse ele a jornalistas nos bastidores. Ele acrescentou que em seu próximo álbum haverá mais canções em inglês. Gangnam Style foi visto mais de 670 milhões de vezes no YouTube e recebeu o recorde de 4,9 milhões de “curtir” no Facebook desde que foi lançado em meados de julho.
A apresentadora Heidi Klum, que se divorciou do cantor Seal, também entrou na parceria animada para a apresentação bem humorada da dança. “Foi bonito”, disse Psy sobre o dueto.
Rihanna, que liderava com seis indicações, não levou nenhum prémio.
A MTV homenageou a cantora Whitney Houston com o prémio de Ícone Global. Whitney, que foi encontrada morta na banheira de um hotel em Beverly Hills no dia 11 de fevereiro, foi a terceira artista a receber o prémio, depois da banda Queen, em 2011, e Bon Jovi, em 2010.