A 25ª e penúltima jornada da presente temporada do Moçambola, a ser disputada este fim-de-semana, será marcada pela consagração do Maxaquene como o novo campeão nacional de futebol. Os tricolores conquistaram o título na jornada passada e a festa será mesmo no Estádio Nacional do Zimpeto, este sábado, a partir das 15 horas. Porém, não é o fim do certame já que no domingo o Chingale de Tete e o Desportivo de Maputo vão jogar a primeira das duas finais pela manutenção.
“A queda do Desportivo de Maputo – pela primeira vez na história do país, após a independência, pode significar o fim do futebol moçambicano”, segundo Arnaldo Salvado, que nos últimos dias tem sido mais notável nos meandros do futebol. Como se percebe, não são só os alvinegros que estão solidários com a sua própria equipa, como também adeptos e amantes do desporto-rei no país.
Contudo, a despromoção ou a manutenção daquele histórico clube – outrora colosso – na primeira divisão, somente dele depende e a decisão será tomada pelo clube a partir deste fim-de-semana. E não é para menos, o Desportivo de Maputo desloca-se este domingo ao difícil terreno do Desportivo de Tete defrontar o Chingale, equipa com quem luta directamente para não descer de divisão, onde só dois pontos os separam.
Neste caso, o Desportivo de Maputo está proibido de perder ou empatar e ainda, na última jornada frente ao Costa do Sol tem a obrigação de conquistar os três pontos. Independentemente de um resultado favorável este sábado, a turma alvinegra não poderá respirar de alívio visto que a seguir vai defrontar o Costa do Sol, o “irmão” do Chingale, pois ambos são protegidos pela Electricidade de Moçambique.
Aliás, o próprio presidente do Conselho de Administração da EDM é, simultaneamente, presidente da equipa canarinha da capital do país, para além de que na última jornada o Chingale vai defrontar o HCB de Songo, onde o factor “conterrâneo” poderá desempenhar um papel preponderante.
O pontapé de saída será este sábado no Estádio Nacional do Zimpeto quando a Liga Muçulmana receber o Maxaquene, ora campeão nacional.
Todas as emoções por seguir através do Twitter: @DesportoMZ
Quadro completo de jogos:
Sábado. 15h. Estádio Nacional do Zimpeto: Liga Muçulmana X Maxaquene
Sábado. 15h. Campo 25 de Junho: Costa do Sol X Ferroviário de Pemba
Domingo. 15h. Campo do Ferroviário da Beira: Têxtil de Punguè X Vilankulo FC
Domingo. 15h. Campo do Desportivo de Tete: Chingale de Tete X Desportivo de Maputo
Domingo. 15h. Campo do Incomáti: Incomáti de Xinavane X HCB de Songo
Domingo. 15h. Campo 25 de Junho: Ferroviário de Nampula X Chibuto FC
Domingo. 15h. Estádio da Machava: Ferroviário de Maputo X Ferroviário da Beira