Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumentam casos de desvio de fundos do Estado em Nampula

O Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) refere que há cada vez mais agentes e funcionários do Estado a delapidar fundos do erário público e a enveredar pela corrupção na província de Nampula, sobretudo nos sectores da educação e da saúde.

Entretanto, a directora do GCCC, Ana Maria Bié, que integra a comitiva do Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Paulino, que desde terça-feira (06) visita à província de Nampula, escusou-se de revelou números para que se possa aferir o aludido aumento de desvio e uso indevido do dinheiro do Estado.

Ana Bié falava numa conferência de imprensa. Sem detalhar disse que até este momento em Nampula há 101 casos de desvio de fundos públicos, com a corrupção à mistura, e os respectivos processos estão em tramitação nas estâncias competentes.

Segundo ela, nos 11 gabinetes provinciais de combate à corrupção, incluindo a sede em Maputo, têm sido reportadas situações de corrupção e de desvio do dinheiro do Estado. São tomadas as devidas medidas que culminam com a investigação. Alguns processo já estão a ser dirimidos pelos tribunais.

Baseando-se no que tem estado a observar durante o seu trabalho, a directora disse que os moçambicanos estão ganhar consciência da necessidade de denunciar os casos de corrupção.

Em Nampula, segundo apurou o @Verdade, alguns administradores distritais e funcionários públicos estão a ser investigados, outros ouvidos pelo tribunal, acusados de problemas em apreço. Ana Bié não quis se pronunciar sobre o assunto.

Refira-se que o PGR, Augusto Paulino, deslocou-se à província de Nampula para se inteirar do grau do cumprimento das actividades planificadas para o ano em curso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts