Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique poderá ser o 2.º maior destino do investimento directo da Argentina

Até 2015, Moçambique poderá tornar-se no segundo destino de investimentos da Argentina a nível da região da África Austral, segundo projecções avançadas por Carlos di Cerisano, embaixador daquele país em Maputo, apontando os sectores de Energia e Hidrocarbonetos como os mais cobiçados.

 

 

Actualmente, a maior parte dos investimentos da Argentina na África Austral concentra-se na África do Sul, contudo, “Moçambique dispõe também de potencialidades para se tornar num destino privilegiado de empreendedores argentinos”, salientou aquele diplomata, falando em entrevista ao Correio da manhã.

Até 2015, espera-se que cerca de 30 empresas argentinas possam operar no mercado moçambicano, contra nenhuma companhia daquele país que já está a operar de forma directa no país, segundo ainda aquele diplomata.

Em 2012, duas missões empresariais da Argentina visitaram, pela primeira vez, Moçambique com o desiderato de explorar novas oportunidades de negócios, atitude considerada por Cerisano como “inédita e espelhando o grande interesse de agentes económicos da Argentina pelo mercado moçambicano”.

Para além de interesse no fornecimento de equipamento e serviços diversos a multinacionais activas no país, os investidores argentinos estão interessados em estabelecer parcerias com pequenas e médias empresas moçambicanas noutras áreas como as da indústria alimentar, Agricultura, Metalurgia e Química.

Refira-se que estimativas da Embaixada da Argentina, em Maputo, indicam que até finais de 2012 o volume das trocas comerciais entre Moçambique e aquele país deverá ser de cerca de 100 milhões de dólares norte-americanos, não obstante a balança comercial entre os dois países ser largamente favorável aos argentinos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts