O campeonato provincial de basquetebol de Nampula, edição 2012, está a uma jornada do fim e os organizadores fazem uma avaliação positiva. Contudo, há preocupação em relação à constante redução do número de equipas que vinham participando nesta modalidade, no escalão sénior.
O presidente da Associação Provincial de Basquetebol, Eurico da Silva, diz que caso a situação prevaleça, Nampula poderá ficar sem a modalidade porque os amantes da bola ao cesto estão a enveredar por outro tipo de desporto. Por isso, a província não participa nos campeonatos nacionais de Basquete.
Segundo Eurico da Silva, naquele ponto do país a fraca movimentação de equipas deve-se à falta de amor ao basquete por parte dos dirigentes dos clubes. Alguns alegam a ausência de infra-estruturas para estimular este desporto, outros a insuficiência de dinheiro para custear as despesas dos atletas.
O que se assiste, nos últimos anos, na cidade de Nampula, de acordo com o nosso entrevistado, é a preferência do futebol, do atletismo e do andebol. Esquecem que um clube só é como tal quando movimenta diversas modalidades. Pelo menos deviam apostar nos escalões de formação para garantir que no futuro haja atletas que possam representar Nampula nas competições nacionais e internacionais.
Relativamente ao campeonato provincial de basquetebol em curso, Eurico da Silva refere que as provas decorrem normalmente em todos os escalões e abrangem as cidades de Nampula e de Nacala-Porto. Participam 20 equipas distribuídas em cinco escalões, das quais oito em iniciados, seis em juniores, quatro em juvenis e duas em seniores. Algo está a ser feito para que os distritos locais também se envolvam no basquete.
Durante este campeonato a agremiação, nas palavras de Eurico da Silva, teve problemas de falta de árbitros para apitar as partidas. É um problema que afecta também as outras modalidades.
Em relação ao futebol aponta-se a fraca competitividade devido ao reduzido número das equipas participantes. Da Silva justifica que o facto está, em parte, associado à mudança de direcção na sua agremiação, em meados do ano em curso, e às exigências que o novo elenco impõe aos clubes.
A Associação Provincial de Basquetebol de Nampula está a cadastrar os atletas para conhecer a sua idade real e saber enquadrá- -los nos devidos escalões.