À medida que se aproximam as últimas jornadas da poule fica cada vez mais renhida a luta pela ascensão ao campeonato nacional da primeira divisão em futebol, o Moçambola. A duas semanas do fim, o Estrela Vermelha da Beira, no Centro do país, é a única equipa nesta prova que está a uma vitória para ascender ao Moçambola 2013. Porém, o Matchedje de Maputo e o Desportivo de Nacala são as que lideram as zonas Sul e Norte, respectivamente.
As equipas da zona Sul estão mais afuniladas. O líder Matchedje, com nove pontos, e o Ferroviário de Gaza, com oito, são para já as duas únicas formações que podem chegar ao Moçambola, edição 2013.
No pretérito fim-de-semana, a turma militar da capital do país reeditou o jogo da primeira volta contra o Djuba FC ao conquistar os três pontos com o mesmo número de golos. Todavia, modificaram-se os autores dos tentos: os dois golos marcados por Azarias, no primeiro jogo, desta vez couberam ao Edgar e ao Sandi, ambos na segunda parte.
Com este resultado, o Djuba FC perdeu de vez a corrida pelo Moçambola porque está com apenas dois pontos em seis possíveis. Ainda na região Sul, quem não quis ficar atrás foi o Ferroviário de Gaza que recebeu e derrotou a Associação Desportiva da Maxixe (ADM) por 2 a 1, mantendo firme a perseguição ao líder Matchedje.
A ADM, com a mesma pontuação do Djuba, também certificou-se de que não poderá fazer parte da próxima temporada do Moçambola.
Estrela Vermelha e Desportivo de Nacala adiam a festa
Na zona Centro, a equipa do Estrela Vermelha não soube aproveitar, de forma positiva, a derrota do seu seguidor, o Palmeiras de Quelimane, pelo Textáfrica (0-1), ao consentir um empate diante do Desportivo de Tete a um golo. Assim, a prova ficou relançada e a decisão será tomada nas próximas duas jornadas.
O Textáfrica passa já a assumir o segundo lugar com cinco pontos, menos três que o líder Estrela Vermelha. O Palmeiras assume a terceira posição com quatro, mais dois que o lanterna vermelha com dois pontos, o Desportivo de Tete.
Na zona Norte, o líder Desportivo de Nacala com oito pontos, empatou a três golos com o Atlético de Mecanhelas, enquanto o segundo colocado, o Sporting de Monapo, com seis pontos, perdeu diante do Desportivo de Ibo.
É no Norte do país onde a prova está mais competitiva pois, em seis pontos possíveis apenas quatro separam o último do primeiro lugar, ou seja, todas as equipas ainda têm chances de ocupar a única vaga reservada a esta região no Moçambola 2013.