Uma nave Soyuz levando dois russos e um norte-americano decolou, esta Terça-feira (23), rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde devem passar cinco meses em órbita.
A Soyuz TMA-06M, de fabricação russa, decolou no horário programado da plataforma de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, para a viagem de dois dias até a estação, que orbita a 400 quilómetros acima da Terra.
“A nave espacial entrou em órbita”, disse um locutor no centro de controle da missão em Korolyov, nas proximidades de Moscovo, nove minutos mais tarde, provocando uma comemoração dos engenheiros de voo, autoridades espaciais e parentes que assistiam ao lançamento num telão gigante.
“Tudo foi bem. Houve um pequeno problema com a pressão a bordo, mas consertamos imediatamente”, disse a jornalistas o director de voo para o segmento russo da estação espacial, Vladimir Solovyov.
O astronauta norte-americano Kevin Ford está na sua segunda viagem espacial. Já os cosmonautas Oleg Novitsky e Yevgeny Tarelkin fazem a sua viagem de estreia.
O trio encontrará a tripulação actual da ISS, formada pelo russo Yuri Malenchenko, pela norte-americana Sunita Williams e pelo japonês Akihiko Hoshide, que volta à Terra a 12 de Novembro.

