As empresas fornecedoras da tecnologia da linha do golo GoalRef e Hawk-Eye foram autorizadas a instalar o sistema em todo o mundo após a assinatura de contratos com a Fifa, anunciou a federação, esta Terça-feira (23).
O anúncio acontece um ano após a Fifa ter começado uma busca extensiva por sistemas confiáveis para aferir quando a bola cruza a linha do golo.
“Entre Outubro de 2011 e Junho de 2012, as duas empresas foram aprovadas por uma série de testes de laboratório e de campo, testes que simularam situações de jogo, assim como testes em jogos de verdade”, disse a Fifa em comunicado.
“A conquista no processo da tecnologia da linha do golo, que começou em 2011, significa que as duas empresas agora têm a autorização oficial para instalar os seus respectivos sistemas de tecnologia da linha do golo em todo o mundo.”
A International Board, órgão responsável pelas regras do futebol, aprovou o uso da tecnologia em Julho após uma série de incidentes em que os árbitros não viram que a bola tinha cruzado a linha do golo em partidas importantes.
No incidente de maior repercussão, um chute de Frank Lampard contra a Alemanha na Copa do Mundo de 2010 claramente cruzou a linha mas o golo não foi validado pelo juiz.
A Fifa disse que os dois sistemas ainda precisam de ser testados nos estádios onde serão instalados antes que possam ser utilizados em partidas oficiais.
“Uma vez que o sistema for instalado num estádio, o sistema passará por uma inspecção final para verificar a sua funcionalidade”, disse a Fifa.
A tecnologia fará a sua estreia oficial no Mundial de Clubes da Fifa, em Dezembro, no Japão. Nessa competição, a Fifa planeia utilizar o sistema GoalRef num estádio e o Hawk-Eye noutro.
