A Confederação Africana de Futebol (CAF) confirmou a vitória da Costa do Marfim por 2-0 face ao Senegal, em jogo da segunda mão da última volta das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2013 disputado sábado passado em Dakar e que foi interrompido aos 74 minutos devido a violências no estádio.
Segundo um comunicado divulgado pela CAF, o Comité de Disciplina da instância dirigente do futebol africano reuniu-se no Cairo (Egito) terça-feira para discutir os incidentes que conduziram à suspensão do jogo entre o Senegal e a Costa do Marfim, pontuável para as eliminatórias da 29ª edição do CAN de 2013.
Engenhos que produzem fumo, pedras, garrafas, petardos foram lançados à relva e gás lacrimogéneo foi utilizado da Polícia, o que incitou o árbitro tunisino a suspender a partida após 74 minutos de jogo. “Em consequência, a CAF decidiu confirmar oficialmente o resultado do jogo (2-0) a favor da Costa do Marfim, em conformidade com as disposições do artigo 16, parágrafo 20 do regulamento da competição”, precisa o comunicado.
Este resultado significa que a Costa do Marfim está qualificada para o CAN 2013 após ter ganho (4-2) no jogo da primeira mão em Abidjan.
O comunicado indica que a CAF considera que o Senegal perdeu o jogo e está eliminado da competição e poderá cumprir sanções decididas pelo Conselho de Disciplina da CAF.