A administração da Hidroeléctrica de Cahora Bassa lança, esta Terça-feira (09), no âmbito da sua responsabilidade social empresarial, o projecto da semente de batata-reno no Município da Vila de Úlongwè, no distrito de Angónia, província de Tete. Está orçado em cerca de quatro milhões de meticais.
O objectivo do programa, inserido nas comemorações do 5º aniversário da Reversão da HCB para o Estado moçambicano, é o de promover a produção de sementes melhoradas de batata-reno, elevando o potencial dos agricultores locais, restituindo à região o estatuto de referência regional de produção daquele tubérculo.O projecto a ser desenvolvido num espaço de 12 hectares pretende ainda proporcionar à população de Angónia um produto alimentar com padrões nutricionais de elevada qualidade e disponibilizar aos estudantes um campo de investigação e pesquisa, com vista a desenvolver as suas capacidades cognitivas e a melhorar o seu desempenho, aliando a teoria e a prática.
O referido plano vai igualmente oferecer aos cientistas uma oportunidade para testar novas tecnologias de produção de sementes. Conta com a parceria técnica do Conselho Municipal da Vila de Úlongwè e da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Zambeze (UniZambeze).