O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama reconheceu, Domingo (7), o seu mau desempenho no debate contra o republicano Mitt Romney e lembrou os partidários, num evento de arrecadação de recursos na Califórnia, que até mesmo a bem-sucedida campanha de 2008 teve “tropeços” pelo caminho.
Falando para uma multidão de cerca de 6 mil pessoas num show em Los Angeles, Obama elogiou os vários artistas, incluindo Jon Bon Jovi e Jennifer Hudson, que apresentaram-se anteriormente para o público.
“Eles simplesmente são perfeitos noite após noite. Eu não posso sempre dizer o mesmo”, disse Obama, que recebeu risos e aplausos. O bom desempenho de Romney no debate, Quarta-feira, ajudou a diminuir a diferença nas pesquisas do republicano para o presidente, que é o líder nacional e em vários Estados decisivos nas eleições de 6 de Novembro.
Obama, cuja campanha disse que iria fazer ajustes em consequência do resultado do debate, destacou que a vitória pela Casa Branca há quatro anos teve uma própria parcela de obstáculos, incluindo erros que ele próprio cometeu.
“Voltando em 2008, todo o mundo sempre lembra a vitória, mas nem sempre lembra-se dos tropeços pelo caminho”, disse. “As coisas sempre ficam boas em retrospecto. Mas durante… fizemos todos os tipos de erros. Nós fizemos trapalhadas. Eu fiz trapalhadas. Mas o povo americano levou-nos adiante”, disse.
Noutro evento de arrecadação para a campanha, mais íntimo, Obama comprometeu-se a trabalhar mais do que nunca para ganhar a reeleição, no que pode ter sido um esforço para tranquilizar os seus partidários após a actuação no debate.
“Vocês vão me ver a trabalhar tão duro quanto eu já trabalhei pelos próximos 30 dias”, disse. O presidente observou que o encontro com Romney aconteceu no mesmo dia do seu 20º aniversário de casamento, um facto que ele apresentou como outra possível razão para o mau desempenho.
“A data real do aniversário não foi tão romântica”, disse ele aos risos do público, que incluía o actor George Clooney. “Houve alguma especulação sobre se isso teve algum impacto sobre o meu desempenho.”
Obama está a realizar uma série de eventos de captação de recursos na Califórnia, num esforço para aumentar os cofres da sua campanha para a recta final da corrida contra Romney.
Sábado, a campanha anunciou que, juntamente com os seus aliados do Partido Democrata, arrecadou um recorde de 181 milhões de dólares em Setembro.