A Beacon Hill Resources, uma companhia mineira britânica com sede em Londres, Reino Unido, anunciou estar em negociações com a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) para a concessão de uma quota na Linha de Sena.
A Beacon Hill Resources pretende transportar carvão da bacia carbonífera de Moatize na província de Tete para o porto da Beira, na província de Sofala, ambas na região centro de Moçambique.
Segundo aquela empresa, as negociações “estão num bom curso” e a quota inicial poderá ser acordada até finais do corrente ano.
A Beacon Hill é proprietária da companhia Minas de Moatize, e possui actualmente cerca de 18.000 toneladas de carvão no Porto da Beira, onde aguardam a sua exportação que deverá ocorrer nos finais de Outubro corrente.
Actualmente, a Beacon Hill está a transportar o carvão de Moatize para a Beira através de camiões. A Minas Moatize tenciona prosseguir com os seus planos de expansão para aumentar a sua capacidade de 600.000 para 1,8 milhões de toneladas de carvão bruto (run of the mine) por ano até finais de 2012.
Na terceira fase, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2014, prevê-se que a capacidade venha a atingir quatro milhões de toneladas por ano.
Enquanto isso, a empresa CFM continua a melhorar a linha de Sena para que a mesma possa atingir a capacidade projectada de 6,5 milhões de toneladas por ano, prevendo-se que as obras venham a ser concluídas em finais de Novembro.
Até finais do próximo ano a Linha de Sena poderá atingir uma capacidade de 12 milhões de toneladas por ano.
Analistas independentes acreditam que durante a próxima década as exportações da bacia carbonífera de Zambézia poderão atingir 100 milhões de toneladas por ano, colocando Moçambique na lista dos maiores exportadores de carvão do mundo inteiro.