Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: derby em Maputo e líder procura identidade no canavial

Há quem diga que a liderança isolada do Maxaquene, com nove pontos a mais em relação ao segundo classificado, o Ferroviário da Beira, retira competitividade e interesse ao Moçambola. Todavia, a 21a jornada que arranca neste sábado (29) é prova de que ainda há muito “bom” futebol pela frente e que nada está ainda decidido, sobretudo, na zona da despromoção.

A Liga Muçulmana e o Costa do Sol protagonizam no sábado o jogo de cartaz da vigésima jornada do Moçambola, o campeonato de primeira divisão do país. As duas equipas não ameaçam ao líder Maxaquene, mas a partida é de capital importância sobretudo para os “muçulmanos” e “canarinhos”, pois a grande luta neste momento é alcançar a segunda posição.

Ademais, há um aspecto que chama atenção para a contenda: a rivalidade entre as duas equipas. O seu confronto tem sido sempre aceso e, por vezes, transcende o nível de fair-play.

Na primeira volta, conforme tem sido pendor, o Costa do Sol levou a melhor quando precisou do último minuto de compensação para marcar o golo da vitória. Dois a um foi o resultado final.

Já no domingo, o destaque vai para o líder Maxaquene que tem pela frente a dura missão de vencer o Xinavane e, assim, retratar-se da sua eliminação da Taça de Moçambique por aquela equipa.

Refira-se que em caso de derrota, a equipa do canavial verá a sua situação na tabela classificativa cada vez mais complicada, visto que a seis jornadas do fim do campeonato está com um défice de seis pontos para garantir a manutenção.

O Maxaquene, para além de querer quebrar a questão “tradição”, lutará para manter a liderança folgadíssima do Moçambola.

Missão de Semedo prestes a se concretizar

O Desportivo de Maputo, que regressou às vitórias na jornada 18, sob comando de Artur Semedo, está bem lançado rumo à manutenção. Semana passada, a mercê da vitória diante do Clube do Chibuto por duas bolas a uma, conseguiu fugir da zona da despromoção.

Porém, aquela equipa está ciente da necessidade de garantir seis pontos nas próximas jornadas para manter a tradição de ser uma equipa, diga-se de passagem, de primeira em Moçambique.

Os alvinegros deslocam-se neste fim-de-semana ao caldeirão do Chiveve para defrontar a locomotiva da Beira.

Quadro completo de jogos:

Sábado, 15h. Campo da Liga Muçulmana: Liga Muçulmana X Costa do Sol

Sábado, 15h. Estádio 25 de Junho: Ferroviário de Maputo X Ferroviário de Pemba

Domingo, 15h. Campo do Desportivo de Tete: Chingale X Têxtil de Púnguè

Domingo, 15h. Campo de Xinavane: Incomáti X Maxaquene

Domingo, 15h. Estádio 25 de Junho: Ferroviário de Nampula X Vilankulo FC

Domingo, 15h. Campo do Ferroviário da Beira: Ferroviário da Beira X Desportivo

Domingo, 15h. Campo de Chibuto: Clube de Chibuto X HCB de Songo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts