Numa noite de gala, rica em termos de glamour, estilo e moda, com muitas surpresas à mistura, a cidade de Maputo acolheu a III edição de um dos maiores eventos de premiação dos músicos moçambicanos, o Mozambique Music Awards (MMA). No entanto, se na mesma ocasião os laureados partiram para o After Party em júbilo, o mesmo não se pode afirmar em relação a alguns perdedores. De uma ou de outra forma, apesar das diferentes percepções em relação a quem são os melhores artistas moçambicanos, o MMA é um espaço de divulgação e promoção da nossa cultura e, por essa razão, não pode passar despercebido…
A capital moçambicana, Maputo, acolheu na passada sexta-feira, 21 de Setembro, a cerimónia da consagração dos melhores artistas musicais, a III edição do Mozambique Music Awards. Entre os concorrentes que estavam nomeados, os Dabo Boys foram os vencedores absolutos ao arrecadar um total de quatro troféus, nomeadamente nas categorias de Melhor Vídeo Musical, Música Mais Popular, Vídeo Mais Popular e Melhor Música Hip Hop/Rap com a composição musical com o tema “Game”.
Mas os holofotes da noite, no Centro Cultural Universitário, também iluminaram o intérprete da composição musical “Nascer de Novo”, Valdemiro José. O músico quelimanense venceu nas categorias de Melhor Artista Masculino, Músico Mais Popular e Melhor Música Afro/Tropical, tendo arrancado do certame um total de três troféus.
Nas categorias de Melhor Animador de Programa de Rádio e Melhor Programa Musical de Rádio, os vencedores foram, respectivamente, o locutor Orlando Mavie e o programa Pretérito “Mais-Que-Perfeito”, da Rádio Cidade, enquanto a nível da televisão os galardoados na categoria de Animador de Programas Musicais e Melhor Programa Musical são o apresentador Gabriel Júnior e o seu programa Moçambique em Concerto.
Júlia Duarte, cujo trabalho discográfico, “Meu Amor – Meu Herói”, foi o mais vendido no ano 2011, é a laureada na categoria de Melhor Artista Feminino.
Nelton Miranda recebeu o prémio de Melhor Produtor Musical com a música “Mutorotoro”, interpretada por Roberto Isaías, que também venceu na categoria de Música Fusão Afro/Jazz.
Mr. Bow, Liloca, Rui Michel e Matilde Conjo foram galardoados nas categorias de Música Ligeira, Music Dance, Música Rock e Pandza/Dzukuta, respectivamente, com os temas “Nitati Dlaya”, “Tonight”, “Isabel” e “Vamo-nos Casar”.
Por sua vez, a dupla Noémia e Jutty, intérpretes da composição “Lonely”, são as vencedoras na categoria RnB/Soul.
Entretanto, na mesma noite, o MMA reservou tempo para homenagear o célebre artista moçambicano Arão Litsure, na categoria de Prémio Carreira.
Por fim, além de muita animação e entretenimento, com momentos de transmissão de valores morais à mistura, o país conheceu a nova estrela da música moçambicana. Chama-se Richard Suleiman, que, com o tema “Vou Cuidar de Ti”, arrancou do evento um total de 140 mil meticais na categoria de Prémio Revelação.