Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Alunos da Escola Imaculada Conceição aprendem com o escritor Alex Dau

Os alunos da Escola Comunitária Imaculada Conceição, em Maputo, interagiram na última sexta-feira (21) com o escritor Alex Dau. “Por quê Ler” foi a razão do encontro, que também pretendia transmitir nas crianças a importância da leitura para a formação do Homem.

Alex Dau ficou frente a frente com crianças de 10 a 13 anos de idade, que frequentam 5ª e 7ª classes. O exercício que o escritor levava para a “turma” da Imaculada Conceição incluía algumas leituras, o que num país onde o ensino está rotulado com a falta de qualidade, sobretudo nas classes inicias, deixava suspeitas de que haveria tantas dificuldades. Mas engana-se quem pensa que aqueles petizes decepcionaram o escritor.

Algumas vezes, as crianças tomavam as rédeas do diálogo, o que deixou o escritor impressionado com a capacidade de questionamento e de assimilação de ensinamentos daquelas crianças oriundas de bairros periféricos da cidade do país.

Alex Dau lançou recentemente o livro “Heróis de Palmo e Meio”. É uma obra que versa sobre as atitudes dos meninos de rua.

“Por quê Ler” é uma iniciativa do Movimento Literário Kuphaluxa. Visa divulgar a literatura moçambicana, promover o gosto pela leitura e o intercâmbio entre os escritores. Depois da Escola Secundária Josina Machel, a iniciativa foi para Imaculada Conceição através de Alex da Dau.

Os meninos não só leram contos da autoria de Dau como também leram textos produzidos por eles próprios. A dado momento, os miúdos lançaram pergunta do tipo: “o que lhe tornou escritor? Quando é que começa a escrever? É verdade que o escritor expressa nos livros os seus sentimentos? Como é ser escritor em Moçambique? Quantos livros já lançou?”

Sem escapatória, Alex Dau disse aos meninos que na vida tudo depende da leitura. É preciso ler. “Para que todos sigam qualquer que seja a profissão, os livros devem vos acompanhar. Devem ter em mente que sem o livro vocês não saberão ler, falar, nem escrever. Devem gostar de ler e de ouvir. Eu tornei-me escritor a partir de histórias que as minhas primas contavam-me de noite quando ainda criança como vós. Eram histórias que metiam medo, mas que transmitiam valores da vida e que são também uma forma de ler. Nem todos vocês tem acesso ao livro, mas podem ter acesso a palavra através dos mais velhos e entre vocês mesmos, contando-se histórias”.

O escritor procurou transmitir aos pequenos a importância da oralidade da leitura para a formação do Homem, em particular para as crianças.

A maior satisfação de Dau foi saber que diferentemente do que acontece noutras escolas, os alunos da Imaculada Conceição sabem ler e escrever e que se preocupa em aprender mais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts