Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Direcção de identificação civil deve acelerar passo na emissão de B.Is

O Ministro do Interior, Alberto Mondlane, instou os quadros dirigentes de instituições ligadas a identificação civil em Moçambique para imprimirem uma nova dinâmica para que os cidadãos tenham os seus documentos pessoais em tempo útil.

Mondlane, que falava durante a cerimónia de tomada de posse de novos dirigentes de diversos sectores do Ministério do Interior (MINT), incluindo as Direcções Nacionais de Identificação Civil e da Migração, disse ser necessário acelerar a emissão e entrega dos Bilhetes de Identificação Civil (B.I), para que as pessoas possam exercer o seu direito de cidadania, da melhor forma possível, em todos os cantos de Moçambique.

Estas orientações surgem numa altura em que se regista uma grande morosidade na emissão de B.I.s no país, chegando os cidadãos a aguardar mais de três meses para a obtenção deste importante documento, contra os 15 dias que os Serviços de Identificação concedem para o efeito.

“Esperamos que, convosco, possamos acelerar o passo na organização interna do Ministério e das diversas áreas de actividade que compõem a instituição”, disse o Ministro, dirigindo-se aos novos empossados.

Com estes quadros, segundo Mondlane, a instituição vai conseguir responder as necessidades e melhorar cada vez mais o desempenho das forças policiais.

“Esta medida constitui um reforço da nossa capacidade de direcção do Ministério face aos desafios que se colocam ao sector, pelo que esperamos o vosso engajamento na busca de soluções para os desafios que o MINT enfrenta na luta contra a criminalidade, criando um espaço nacional de ordem, tranquilidade e de paz”, realçou.

Num despacho ministerial foram exonerados João Zandamela do cargo de Inspector-geral do MINT; Hélder Miguel, do cargo de Director Nacional de Identificação Civil, Jone Tengo de Inspector-Geral adjunto do MINT, Domingos Jovane, do cargo de Director do Centro de Produção de Documentos de Identificação Civil, Filomena Panguene, do cargo de Directora nacional adjunta da migração, Elisete Nampuio, directora provincial de Identificação Civil de Nampula e Maria Hamede, directora provincial de identificação civil de Inhambane.

Num outro despacho, o Ministro nomeou João Zandamela para o cargo de director de Investigação Criminal; Arsénia Massingue, Inspectora-Geral do MINT; Domingos Jovane, director nacional de Identificação Civil; Paulo Chachino, director de Informação do MINT; Mariano Cumane, Inspector-geral adjunto do MINT, Maria Levínia, directora adjunta da Migração; Elisete Nampuio, primeira directora adjunta de Identificação Civil e Lourenço Catandica, segundo director adjunto de Identificação civil.

Todos os nomeados para os novos cargos tomaram posse na Segunda-feira, em Maputo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts