Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Falta de dinheiro atrasa construção de 40 salas de aula na UP em Nampula

A construção de dois blocos com 40 salas de aula cada, na delegação da Universidade Pedagógica (UP) em Nampula, está atrasada devido à falta de dinheiro. As obras iniciaram em 2009.

O reitor daquela instituição, Rogério Uthui, visitou as obras esta terça-feira (18). A jornalistas disse que o dinheiro que paga o empreiteiro, por exemplo, provém das próprias recolhidas nas delegações provinciais. Todavia, os montantes já não fluem normalmente para a empreitada porque há outros planos inerentes ao ensino e pesquisa por cumpri.

Segundo Rogério Uthui, apesar do atraso das obras os compromissos com o empreiteiro são honrados conforme o acordado nos contratos. Dos dois blocos em construção um já está em uso enquanto se aguarda pelo período de férias para acabamentos.

Neste momento, a UP a promove formações e capacitações dos seus quadros no sentido de garantir a qualidade de ensino desejada. Decorrer igualmente a contratação de docentes que irão responder por diferentes áreas de ensino e pesquisa.

Uthui não precisou os números de tais docentes, mas acrescentou que alguns, para além de leccionar nas universidades nacionais o leccionam em Portugal, Brasil, Alemanha e França.

Rogério Uthui referiu também que os graduados da instituição que dirige não estão só dotado de competência para trabalhar na Educação. Aliás, de acordo com ele, a UP está estudar como introduzir cursos profissionalizantes que preparem os graduados para as exigências do mercado de trabalho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts