A Polícia Municipal de Maputo está a intensificar a fiscalização rodoviária e a endurecer as sanções contra os condutores dos transportes semi-colectivos de passageiros que encurtam e desviam rotas.
Segundo Florência Novela, porta-voz daquela Polícia Municipal, o aperto do certo contra os prevaricadores das normas de transporte de passageiros iniciou semana. Como resultado, 2.174 viaturas foram actuadas e multadas 186 por não pagamento de manifesto e 50 condutores por desvio e encurtamento de rotas e em 130 viaturas bloqueadas por desrespeito da Postura Municipal de Trânsito.
Ainda na caça aos condutores indisciplinados, 119 livretes foram apreendidos por falta de pagamento as multas impostas. Paralelamente à fiscalização, de acordo com Florência Novela, decorrem trabalhos de sensibilização aos automobilistas através de panfletos no sentido de consciencializá-los a não enveredarem por práticas ilegais na via pública durante a condução.
A interlocutora do @Verdade disse que corporação está preocupada com o uso recorrente, pelos condutores, dos postos de venda de combustíveis como verdadeiros espaços de poluição sonora.