As reservas internacionais líquidas de Moçambique registaram um desgaste de 35,3 milhões de dólares durante a segunda quinzena de Agosto último, revelam dados do Banco de Moçambique (BM).
Segundo o BM, o saldo das reservas internacionais totalizava 2.430,9 milhões de dólares no período em análise. Esta redução resulta das vendas líquidas de divisas efectuadas pelo BM no Mercado Cambial Interbancário (MCI), no valor de 60,4 milhões de dólares.
Por outro lado, a amortização do serviço da dívida externa do sector público no valor global de 1,6 milhões dólares, pagamentos diversos efectuados à favor do Estado, num montante de 1,3 milhões de dólares, e diversos movimentos num toral de 0,7 milhões de dólares.
Segundo o Banco de Moçambique, a redução das reservas internacionais foi amortecida pelos depósitos líquidos dos bancos comerciais nesta instituição, entrada de fundos de ajuda externa para o apoio directo ao orçamento do Estado na forma de donativos, no valor de cinco milhões de dólares, entrada de fundos a favor de projectos diversos do Governo.
Outras contribuições incluem ganhos líquidos cambiais no valor de 3,6 milhões dólares ganhos decorrentes do efeito – preço nas operações envolvendo títulos e envolvendo ouro, bem como juros líquidos de aplicações de activos no exterior no valor de 0,4 milhões de dólares.
O BM refere no seu comunicado quinzenal que, no período em análise, registou-se, igualmente, uma redução dos depósitos dos bancos comerciais.
Assim, no fecho da última quinzena de Agosto o saldo das reservas bancárias foi de 12.880,87 milhões de meticais (um dólar equivale a cerca de 28,5 meticais ao câmbio corrente), equivalente a uma redução de 81,25 milhões de meticais em relação ao final da quinzena anterior.
Esta redução foi determinada, essencialmente, pelo decréscimo da sua componente em moeda estrangeira em 118,7 milhões de meticais, contra um acréscimo da componente em moeda nacional na ordem dos 37,5 milhões.