Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Avaria na subestação da Matola deixa sul do país sem energia

As províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, a sul de Moçambique, ficaram sem energia eléctrica durante duas horas na manhã desta Segunda-feira (17) devido a uma avaria grave ocorrida na subestação da Matola.

A avaria, ora reparada, resultou da danificação de um isolador junto daquela subestação e deixou milhares de clientes da Electricidade de Moçambique (EDM) apreensivos.

Inicialmente a EDM pensou que o corte tivesse acontecido na subestação de Infulene. Porém, a equipa mobilizada para o local constatou que nenhum problema havia ali. Imediatamente dirigiu-se a subestação da Matola, onde foi detectada a avaria. As subestações de Infulene e Matola funcionam em paralelo e conjuntamente alimentam toda a região sul do país.

O presidente do Conselho de Administração da EDM, Augusto Fernando, deslocou-se ao terreno para se inteirar do problema. Sem detalhes disse que se tratava de uma avaria nunca antes tinha acontecido na mesa subestação, desde que entrou em funcionamento em 2006.

Por seu turno, o director substituto da EDM para a região Sul, Celso Saiete, explicou que a subestação da Matola registou um disparo derivado de um mau contacto. “Um condutor aqueceu e danificou um isolador, afectando a linha que alimenta o sul do país”.

Segundo Saiete, a linha em causa é um anel e liga as regiões de Maputo, Matola e Ressano Garcia. Por isso, toda a zona sul do país ficou sem corrente eléctrica. Disse também que nunca antes tinha se verificado uma avaria semelhante a ponto de deixar as três províncias do sul do Save sem corrente eléctrica.

Identificado o problema, os técnicos da EDM criaram meios alternativos e provisórios de restabelecimento de energia, enquanto procuram substituir a peça avariada de modo a retomar o fornecimento normal.

O @Verdade esteve no local da avaria. Horas mais tarde ficou a saber, através de Celso Saiete, que a peça danificada já foi respostas. A Subestação da Matola é uma das controladas e assistidas a partir do Centro Nacional de Despacho, na cidade de Maputo.

Do mesmo Centro são geridas todas as operações técnicas. O envio de uma equipa de trabalho ao terreno tem sido para cumprir visitas periódicas a fim de se proceder à manutenção de rotina.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts