Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Partido no poder aprova nomeação de Hailemariam como primeiro-ministro na Etiópia

O Conselho do Movimento Democrático Revolucionário Popular Etiópe (EPRDF, no poder) votou por unanimidade sábado a favor da sucessão do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hailemariam Desalegn, ao defunto primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi.

Este voto unânime para Desalegn e o seu adjunto, Demeke Mokonnen (ministro da Educação), encerrou sábado semanas de especulações sobre uma eventual luta pelo poder no seio do EPRD, depois da morte de Zenawi a 20 de agosto último.

Cerca de 180 delegados, saídos da coligação dos aliados do partido participaram na eleição dos dois principais dirigentes que não pertencem à Frente Popular de Libertação do Listado (TPLF), cuja direção é acusada de ter conspirado para impedir uma transição serena do poder, após 21 anos de regime do defunto primeiro-ministro Zenawi.

“Hailemariam obteve um voto unanime dos membros do Conselho e vai ocupar o cargo de presidente da EPRDF e será apoiado por Demeke Mokonnen, o seu adjunto”, declarou Bereket Simon, membro do comité executivo do partido e ministro da Comunicação.

O Parlamento, onde o partido no poder dispõe duma maioria absoluta, com 545 assentos dos 547, deverá reunir-se no início de outubro próximo para ratificar a nomeação de Hailemariam, membro da Frente Popular Democrática etíope do Sul (SEPDF) enquanto o seu adjunto é membro da Frente Democrática Nacional de Amhara (ANDM).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts