Há cada vez mais crianças a se dedicarem ao comércio e a outras actividades pesadas, por iniciativa própria ou a mando de alguém, na Vila de Catandica, província de Manica. O fenómeno estende-se a alguns distritos daquele ponto do país.
A Rádio Catandica aponta ter rondado a Praça-Tohid Islam Comércio e Retalho, localizada na Estrada Nacional No. 7, no distrito de Báruè, onde se deparou com um número considerável de crianças, entre 7 e 15 anos de idade, trabalhando nas lojas locais.
Em conversa com alguns menores ficou a saber que para além arrumar caixas de diversos produtos, sem nenhum contracto, recebem valores muito baixos.
“Carregamos e arrumamos muitas caixas por dia e recebemos de 15 a 20 meticais por pessoa”, disseram as crianças àquela Rádio Comunitária.
Confrontado com a situação, o proprietário da Tohid Islam Comércio e Retalho disse que os menores se dirigem a ele por iniciativa própria. Pedem para fazer aquele tipo de trabalho como forma de sobrevivência.
Enquanto isso, alguns jovens desempregados, abordados pela mesma Rádio, alegam que os proprietários das lojas locais preferem recrutar crianças porque lhes pagam pouco dinheiro.