As selecções tradicionalmente candidatas do Velho Continente iniciaram a campanha nas eliminatórias europeias para o Campeonato do Mundo da FIFA Brasil 2014 como manda o figurino. À exceção da Itália, que empatou com a Bulgária em 2 a 2, todas as grandes seleções conquistaram os três pontos na primeira jornada. Ainda assim, Holanda e Portugal tiveram de suar a camisa para derrotarem respectivamente Turquia, por 2 a 0, e Luxemburgo, por 2 a 1, enquanto a França de Didier Deschamps comemorou a sua primeira vitória.
A sexta-feira marcou uma largada espetacular para o acirrado torneio classificatório europeu, com nada menos que 60 golos marcados em 22 partidas.
No grupo A a Bélgica valeu-se de dois jogadores que atuam na Premier League, Vincent Kompany e Jan Vertonghen, para conquistar uma bela vitória fora de casa sobre o País de Gales, que terminou a partida com dez homens em campo. Já a Croácia passou sufoco no clássico contra a Macedônia, ganhando graças ao golo solitário de Nikica Jelavi?.
No grupo B os vice-campeões europeus, que atuaram com uma formação particularmente mais jovem, ficaram satisfeitos com o ponto obtido na viagem à Bulgária, após terem passado por momentos difíceis durante o confronto. Apesar da superioridade técnica do seu elenco e do oportunismo do ítalo-argentino Pablo Osvaldo, autor de dois golos à altura do aposentado Filippo Inzaghi, os italianos devem agradecer ao guarda-redes Gianluigi Buffon, que se mostrou decisivo ao longo de todo o jogo, exceto pelo primeiro tento búlgaro. Com isso, a Armênia, que bateu Malta fora de casa com um gol de Artur Sarkisov, assumiu a liderança provisória do grupo.
No grupo C, desfalcada de uma série de jogadores, poupados pelo técnico Joachim Löw, a Alemanha venceu sem brilhar, mas com excelentes atuações de Mario Götze e Mesut Özil, que anotou dois golos contra uma seleção sempre difícil de se enfrentar. O Cazaquistão, por sua vez, foi a nova vítima da famosa garra do conjunto irlandês, que construiu a vitória nos dois últimos minutos de jogo, com Robbie Keane marcando de pênalti e Kevin Doyle desferindo um lindo chute de primeira no centro da área.
A contar para o grupo D, a Hungria, em visita a Andorra, e a Roménia, que cumpriu a sua missão na Estónia graças a Gabriel Torje e Ciprian Marica, voltam para casa com duas preciosas vitórias na bagagem.
No grupo E, a Eslovênia e a Noruega têm muito a lamentar na primeira jornada deste grupo, agora mais imprevisível do que nunca. A Islândia foi a grande surpresa do dia, triunfando sobre uma seleção norueguesa pouco inspirada, enquanto a Suíça conquistou uma vitória importantíssima contra a Eslovenia, com golos de Granit Xhaka e Gökhan Inler.
No grupo F, apesar de abatido, Cristiano Ronaldo recolocou Portugal nos trilhos diante de uma surpreendente formação de Luxemburgo, que chegou a ter a vantagem no placar. O craque luso tratou de empatar a partida, antes de Hélder Postiga anotar o golo da vitória. Na Rússia, Fabio Capello estreou bem à frente da sua nova seleção, que dominou a Irlanda do Norte e fez 2 a 0 com Victor Fayzulin e Roman Shirokov. Já Israel, que abriu o placar contra o Azerbaijão com Bibras Natcho, acabou cedendo a igualdade aos 19 do segundo tempo, quando Ramazan Abbasov marcou para os donos da casa.
No grupo G, um golo do sempre presente Theofanis Gekas garantiu três pontos para a Grécia na Letónia, ao passo que a Eslováquia teve de se contentar com um empate na Lituânia ao final de uma partida aguerrida. A Bósnia e Herzegovina, por sua vez, protagonizou a grande goleada da rodada, aplicando um inclemente 8 a 1 em Liechtenstein, com três golos de Edin Džeko, três de Vedad Ibiševi? e dois de Zvjezdan Misimovi?.
No grupo H, os adeptos assistiram a um duelo muito equilibrado em Podgorica, onde a Polónia conquistou um merecido empate. Já a Inglaterra confirmou a superioridade diante da Moldávia sem precisar suar a camisa.
No grupo I, a França, que venceu a Finlândia pela sétima vez consecutiva, finalmente encontrou o atacante veloz que lhe faltava com o retorno de Abou Diaby, autor do único golo do jogo, após belo passe de Karim Benzema. A rodada ficou ainda melhor para os franceses com a derrota da Bielorrússia, principal adversária no grupo, em visita à Geórgia. Tornike Okriashvili foi o herói da partida, graças ao golaço que anotou deixando três marcadores para trás com um drible, antes de bater o guarda-redes Sergei Veremko.
