Um incêndio florestal fora do controle ao longo da Costa del Sol, no sul da Espanha, matou uma pessoa, feriu diversas outras e forçou a retirada de milhares na localidade turística de luxo de Marbella, afirmaram as autoridades regionais, Sexta-feira (31).
Mais de 300 bombeiros combatiam as chamas, que espalharam-se por diversos quilómetros ao longo da região montanhosa perto da costa, e 31 aviões e helicópteros despejavam água sobre o incêndio.
O incêndio começou na noite da Quinta-feira (30), perto da cidade portuária de Málaga, e alastrou-se para oeste, alimentado por ventos fortes e temperatura elevada.
O corpo carbonizado dum homem idoso foi encontrado em Ojen, norte de Marbella, e um casal de aproximadamente 50 anos foi levado para um hospital da cidade depois de sofrer sérias queimaduras, afirmou o governo regional de Andalusia.
Milhões de turistas visitam anualmente a região da Costa do Sol, onde fica Marbella. Milhares de pessoas tiveram que ser levadas às pressas para um ginásio local, quando o fogo atingiu as casas nas redondezas de Marbella.
Angel Nozal, prefeito da localidade de Mijas, entre Málaga e Marbella, disse ao jornal El País que as chamas atingem 10 a 15 metros de altura.
“Esse é, sem dúvida, o pior incêndio que já tivemos em Málaga”, disse Elias Bendodo, presidente da Câmara local, a uma rádio.
“Milhares de pessoas foram desalojadas… Duas pessoas estão definitivamente feridas e … muitas casas sofreram danos.” As autoridades dizem que o incêndio pode ser controlado ainda Sexta-feira, uma vez que o vento diminuiu.