Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

 
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Os momentos marcantes do @Verdade

Os momentos marcantes do @Verdade

Há quatro anos que o Jornal @Verdade prova que resiste a quase todas as adversidades, desde a redução do número de anunciantes e a tiragem, passando pela crise financeira até ao boicote. Mas, pelo sucesso que até hoje a publicação alcançou, tal deixa antever que estes são apenas os primeiros quatro anos do primeiro e único semanário gratuito em Moçambique que presentemente é uma referência a nível internacional.

Quando no dia 27 de Agosto de 2008 o jornal se fez às ruas de Maputo e arredores, poucas foram as pessoas que acreditaram no sucesso do primeiro e único órgão de informação gratuito do país. Uns chegaram a vaticinar que o semanário não sobreviveria mais de três meses e outros afirmaram que evaporaria no calor da segunda-feira. Não se ficou por aí. Em 2009, aquando do seu primeiro aniversário, começaram a surgir as primeiras teorias de conspiração segundo as quais o Jornal @Verdade era um meio de comunicação social ao serviço da Oposição e financiado por instituições estrangeiras.

Presentemente, volvidos quatro anos, @Verdade provou resistir às adversidades encontradas no mercado nacional de comunicação social, afirmando-se como a principal fonte de informação do povo moçambicano. Com uma equipa jovem e dinâmica, composta por jornalistas, gráficos e distribuidores, o jornal cresce a uma velocidade estonteante.

Começou por ser um jornal semanal impresso, com 32 páginas a cores e distribuído gratuitamente, com uma tiragem inicial de 50 mil exemplares. Hoje a tiragem é de 20 mil. Inicialmente, era distribuído às quartas-feiras na cidade de Maputo, tendo alargado a sua distribuição ao resto de Moçambique.

Actualmente, o jornal impresso é distribuído às sextas-feiras e, além da cidade e província de Maputo, circula nas ruas das cidades de Inhambane, Nampula, Chimoio, Quelimane e Pemba. O Jornal @Verdade é gratuito pois o custo de um jornal em Moçambique é uma barreira para o acesso à informação da grande maioria do povo. Eis os factos que marcaram os primeiros quatro anos do jornal do povo:

@Verdade chega a 40 distritos durante as eleições presidenciais de 2009

Em 2009, durante as eleições presidenciais, @Verdade realizou um feito histórico ao chegar a 40 distritos. O jornal lançou o projecto “Eleições em Moçambique” que utilizou a plataforma Ushahidi para incentivar cidadãos a actuarem como repórteres das eleições A correlação entre o acesso à informação e o índice de comparecimento nas urnas foi analisada numa pesquisa da Universidade de Oxford e da London School of Economics, que constataram que a campanha do @Verdade aumentou o número de eleitores em quase 10 porcento.

Publicação da obra de Eduardo Mondlane “Lutar por Moçambique”

O Jornal @Verdade, com a colaboração da família Mondlane, reeditou o livro “Lutar por Moçambique” da autoria de Eduardo Chivambo Mondlane, o primeiro presidente da Frelimo, assassinado em 1969 em Dar-es-Salam na Tanzânia e considerado o arquitecto da unidade nacional. Durante 16 semanas, foram publicadas quatro páginas por edição que, depois de recortadas, correspondiam a 16 páginas da obra. No final, foi oferecida uma capa rija de modo que o leitor pudesse conservar todos os fascículos publicados mensalmente.

 

Cobertura da greve de 1 e 2 de Setembro

Nos dias 1 e 2 de Setembro de 2010, as cidades de Maputo e a Matola vivenciaram um fenómeno sem precedentes na história de Moçambique pós-independente: violentas manifestações em protesto contra o Governo da Frelimo. Os moçambicanos revoltavam-se contra o elevado custo de vida, sobretudo o aumento do preço do pão, da água e da luz.

O Jornal @Verdade destacou-se, reportando os acontecimentos. Com uma pequena equipa de profissionais, o semanário acompanhou todos os momentos da revolta popular, com particular destaque para a morte do pequeno Hélio alvejado pela Polícia da República de Moçambique.

Primeiro jornal moçambicano a tornar-se notícia a nível mundial

Durante os quatro anos de existência, o Jornal @Verdade foi matéria jornalística nos diversos e prestigiados órgãos de informação a nível mundial. No seu primeiro momento de vida, a Imprensa portuguesa, especialmente os jornais Diário de Notícias e 24 Horas, publicou alguns artigos sobre o semanário.

O canal de televisão CNN exibiu uma reportagem sobre o Jornal @ Verdade, retratando o impacto positivo que o semanário provocou na vida dos moçambicanos. A revista Times publicou um artigo com o título “How one Newspaper wants to change Mozambique”, o jornal londrino Guardian e a cadeia de televisão Al Jazeera reportaram como a única publicação gratuita no país se tornou um instrumento de transformação social.

Parceria Jornal @Verdade e Global Voices em Português

Em Março de 2011, o Jornal @Verdade e o Global Voices, renomado projecto internacional de jornalismo cidadão, tornaram-se parceiros, o que permite a troca de conteúdos entre ambos. A partir daquele mês, o jornal passou a publicar uma coluna especialmente preparada pela equipa do Global Voices, com os destaques da cobertura do projecto sobre o ciberactivismo mundo fora.

Em contrapartida, @Verdade passou a dispor de um espaço no Global Voices para levar a voz dos cidadãos moçambicanos ao resto do mundo, por meio da cobertura de acontecimentos locais reportados na sua secção “Repórter Cidadão” e noutros veículos locais de Media Cidadã.

Cobertura 2.0: Eleições intercalares (Quelimane, Pemba e Cuamba)

Em Dezembro de 2011, o Jornal @ Verdade conseguiu com poucos recursos uma cobertura histórica em tempo real das eleições intercalares nos municípios de Quelimane, Pemba e Cuamba, tornando-se o primeiro órgão de informação moçambicano a cobrir o pleito eleitoral através do Twitter e Facebook. O jornal criou uma página de cobertura especial para as eleições de 2011, suplementos eleitorais sobre os municípios, além de ter aumentado a distribuição do jornal impresso para as cidades que iam às urnas.

Mas o momento mais marcante foi o facto de o semanário ter conseguido, através de correspondentes que levavam consigo telemóveis Blackberrys, através dos quais actualizavam a informação no Twitter e no Facebook. Ou seja, fez-se uma cobertura em tempo real do dia de votação e do apuramento.

Redução da tiragem

Desde a edição número 20, publicada no dia 9 de Janeiro de 2009, que o Jornal @Verdade tem a sua tiragem certificada pela conceituada empresa de consultoria e auditoria internacionalmente reconhecida KPMG. Primeiramente, o número de cópias impressas por semana era de 50 mil exemplares, porém, com a crise financeira que afectou o mundo, o número de anunciantes caiu e, consequentemente, o semanário viu-se obrigado a reduzir a sua tiragem semanal para 20 mil exemplares.

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