Um fundo de 2,5 milhões de meticais acaba de ser aprovado pelo Governo moçambicano para recuperar edifícios do Estado em escombros e melhorar as residências dos administradores distritais que também encontram-se em precárias condições de habitabilidade.
Aquela iniciativa visa “dignificar” a presença do Estado em todas as regiões do país e ainda dotar os distritos, postos administrativos e localidades de infra-estruturas mínimas para a prestação dos serviços essenciais ao cidadão, em tempo útil, segundo Carmelita Namashulua, ministra da Administração Estatal.
O programa inclui ainda a reabilitação das residências oficiais destinadas a outros funcionários do Aparelho do Estado baseados nos distritos, localidades e postos administrativos, de acordo igualmente com Namashulua, falando, esta Segunda-feira (27), em Maputo, durante um encontro de capacitação de administradores distritais em matéria de desenvolvimento económico, meio ambiente, gestão financeira, recursos humanos e desastres naturais.
A manutenção regular dos edifícios públicos passa a ser obrigatória em Moçambique, acrescentou Namashulua, realçando que a medida enquadra-se no Plano Estratégico do Sector da Administração Local para 2011/2015 que tem como objectivo orientar, estruturar e organizar a reforma do Sector da Administração Local do Estado.