A indústria extractiva mineira moçambicana contribuiu, entre os meses de Abril, Maio e Junho de 2012, com 54% no nível geral de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) registado no período em análise.
No período em referência, o PIB apresentou uma variação positiva de 8%, face ao mesmo período de 2011, representando uma aceleração em 1,7 ponto percentual após uma revisão em alta registada no primeiro trimestre de 2012, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em termos acumulados, as estimativas do primeiro semestre de 2012 mostram que quase todos os sectores produtivos tiveram um desempenho positivo de 7,2% de crescimento do PIB, tendo o sector secundário registado um crescimento de 10,2%.
Maior destaque neste sector foi para o ramo da indústria transformadora que contribuiu com 11,6%, contra 7,7% de crescimento do sector terciário impulsionado pelo ramo dos transportes e comunicações com 14,8%.
Agricultura
O sector primário também teve um desempenho positivo de 7,4%, com destaque para o ramo da indústria de extracção mineira com 54,0%, de acordo ainda com o INE.
A agricultura, pecuária, silvicultura e actividades relacionadas foi o ramo que teve maior participação na economia com um peso de 31% do PIB, seguido do ramo do comércio e reparação com uma participação de 12%.
Os ramos da indústria transformadora e dos transportes e comunicações tiveram um peso de 10% e 11%, respectivamente, enquanto os restantes ramos de actividade tiveram um peso conjunto de 36%.