Cem empresas, entre nacionais e estrangeiras, que manifestaram tardiamente a intenção de participar na 48ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que, esta Segunda-feira (27), abre oficialmente as portas, foram reprovadas.
Cerca de 80% das mesmas são moçambicanas, segundo o Instituto para Promoção de Exportações (IPEX), instituição estatal organizadora do evento a decorrer algures no distrito de Marracuene, província de Maputo.
O prazo das inscrições decorreu de Março a Junho de 2012, segundo João Macaringue, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do IPEX, estimando que 18 países vão participar nesta edição.
O número total de expositores será de 1800, entre empresas nacionais e estrangeiras, segundo ainda Macaringue, acrescentando que o número de empresas nacionais subiu de 1078, em 2011, para 1100, em 2012.
No que respeita a firmas estrangeiras, o IPEX registou um total de 700 empresas, contra 600 do ano anterior.
Durante o evento serão realizados cerca de 10 programas, com destaque para seminários, bolsas de contacto e um espectáculo musical que contará com a presença do conceituado músico camaronês Manu Dibango.
Refira-se que a FACIM/2012 realiza-se sob o lema “Expandindo o Horizonte dos seus Negócios, Optimizando as Sinergias”. O certame termina a 2 de Setembro próximo.