Os celulares inteligentes Galaxy, da Samsung Electronics, parecem-se muito com o iPhone, mas a empresa sul-coreana não violou o design do aparelho da Apple, decidiu um tribunal de Seul, esta Sexta-feira (24).
A decisão da justiça sul-coreana foi tomada no meio duma batalha global de patentes entre Apple e Samsung, que tem reflectido uma ferrenha rivalidade pela supremacia do sector entre as duas companhias, que controlam mais da metade das vendas de smartphones do mundo.
O veredicto da corte de Seul veio antes doutras importantes decisões judiciais em processos que tramitam nos Estados Unidos.
Nove jurados começaram as suas deliberações, Quarta-feira (22), na Califórnia, numa das muitas disputas judiciais entre as duas empresas em todo o mundo, as quais os analistas atribuem parcialmente como uma tentativa de reduzir o avanço do Android, do Google, sistema operacional para dispositivos móveis mais utilizado do mundo.
“Há muitas semelhanças de design externo entre o iPhone e o Galaxy S, como arestas arredondadas e grandes telas… mas estas similaridades haviam sido documentadas em produtos anteriores”, disse um juiz do tribunal do Distrito Central de Seul, esta Aexta-feira (24).
“Dado que é muito limitada a realização de grandes mudanças de design em produtos móveis com tela sensível ao toque em geral… e que a ré (Samsung) diferenciou os seus produtos com três botões na frente, e adoptou diferentes designs na câmera e na lateral, os dois produtos têm um visual diferente”, acrescentou o juiz.
Ele afirmou ainda que é difícil dizer que os consumidores confundiriam o iPhone com o Galaxy dado que os aparelhos claramente possuem os seus respectivos logos atrás de cada modelo, e que os consumidores também levam em conta os sistemas operacionais, marca, aplicativos, preço e serviços quando compram um aparelho.
O juiz ordenou que a Samsung pare imediatamente de vender 10 produtos, incluindo o Galaxy S II, e também proibiu as vendas de quatro produtos da Apple, incluindo o iPhone 4 e o iPad 2.
O tribunal decidiu que a Apple infringiu duas patentes de tecnologia móvel da Samsung, e teria que pagar 40 milhões de wons (35,4 mil dólares) à empresa sul-coreana.
Já a Samsung foi multada em 25 milhões de won por violar uma patente. Os representantes da Apple e da Samsung não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.
Nos Estados Unidos, a Apple está a exigir mais de 2,5 bilhões de dólares em compensação de prejuízos e que a Samsung seja permanentemente proibida de vender produtos que violem patentes.
A Samsung argumenta que a Apple deve 442 milhões de dólares por violar uma série de suas patentes.