Mais de 200.000 sírios fugiram para países vizinhos durante o conflito interno na Síria, número que já supera a projecção de 185.000 feita pela agência dos refugiados da ONU para o final deste ano.
O número total reflecte um aumento de cerca de 30.000 pessoas que foram, somente na última semana, para a Turquia, Líbano, Iraque e Jordânia, mas também leva em consideração uma mudança na forma da agência de contabilizar os que estão na Jordânia, informou o chefe do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), Adrian Edwards.
“Estamos agora num nível muito mais alto, de 202.512 refugiados, nas regiões que estão em volta”, disse Edwards durante uma reunião com a imprensa em Genebra, esta Sexta-feira (24).
“Na Jordânia, um recorde de 2.200 pessoas atravessaram a fronteira durante a noite e foram recebidas no campo de Za’atri, no norte”, acrescentou.
Mais de 3.500 pessoas a fugirem da violência na Síria entraram na Turquia nas últimas 24 horas, afirmou o Directório de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia, esta Sexta-feira (24).
Esse foi um dos maiores fluxos diários de refugiados desde o início do levante, ano passado. Edwards, referindo-se ao Líbano, onde 51.000 refugiados sírios estão registados, disse: “A deterioração da situação de segurança no Líbano está a obstruir o nosso trabalho para ajudar os refugiados que estão a fugir do conflito na Síria, apesar de as operações continuarem”.