Noventa e quatro novos projectos beneficiam de um financiamento global de USD30 milhões desembolsado pelo Fundo de Apoio à Reabilitação da Economia (FARE).
Os projectos são do ramo agrícola e localizam-se em Nampula, Sofala e Manica, beneficiando pouco mais de 13 mil camponeses locais, de acordo com Augusto Pedro Isabel, director-geral do FARE, instituição adstrita ao Ministério de Planificação e Desenvolvimento (MPD).
Daquele valor global, cerca de 10 milhões de dólares norte-americanos foram aprovados para concessão ao longo do presente ano de 2012, segundo a mesma fonte, real-çando, entretanto, que outros cerca de 80 mil camponeses já submeteram os seus projectos para serem financiados por aquela instituição estatal.
Isabel destacou, entretanto, que o sector agrícola familiar enfrenta “grandes dificuldades” no acesso ao crédito bancário devido ao seu elevado grau de risco no seu reembolso.
A fonte falava, esta Quarta-feira (22), em Maputo, ao Correio da manhã, à margem de uma conferência de imprensa so-bre a reunião anual dos países da região da África Subsaariana na vertente de sistemas financeiros rurais a decorrer, em Maputo, entre 12 e 14 de Setembro de 2012.
Participarão no evento 31 países da região, onde cerca de 30% do seu Produto Interno Bruto (PIB) são detidos pela agricultura de pequena escala, segundo estimativas do Fundo Internacional de Desenvolvi- mento Agrícola (FIDA).
